Helena deu a luz a meninos gêmeos, mas não pôde criá-los ao lado do pai, Joaquim Gama, um amor do passado. Entregou um deles a Quim, que partiu para Portugal, e criou o outro com seu marido, o médico Plínio Miranda. Os gêmeos idênticos, João Victor e Quinzinho, cresceram sem que um soubesse da existência do outro.
Quim é um rico empresário casado com Marta, uma mulher fútil e orgulhosa. João Victor, moço sério, tímido e responsável, dedicou-se aos negócios da família. Quinzinho, rapaz expansivo, de temperamento oposto ao do irmão, é bancário e leva uma vida simples ao lado da mãe Helena, mulher sofrida e batalhadora, e do suposto pai, Plínio, agora médico aposentado.
A saúde de Quim obriga a família Gama a retornar ao Brasil e faz com que o empresário se interesse pelo paradeiro de seu outro filho – para o desespero de Helena, que se sente culpada por ter abandonado João Victor e por nunca ter revelado a Quinzinho que ele tinha um irmão. Enquanto mentiras impossibilitam a aproximação dos gêmeos, algumas confusões ocorrem devido à semelhança entre os dois.